quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O Tietê ao longo da História


Débora Nogueira Juliano

Carina Venâncio



(AECA Ceunsp Ciência) Sônia Chamon é professora de História da Arte no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). Graduou-se em Artes Plásticas na Faculdade Belas Artes, em São Paulo. Ela diz que sempre soube, desde criança que este seria seu caminho. “Arte sempre foi o meu norte”, conta.


Depois que terminou seu curso, Sônia fez pós-graduação na ECA- USP, em Semiologia, entre 1989 e 1990. O mestrado, em Artes Visuais, Sônia fez no Instituto de Arte da Unicamp- área de História da Arte. Mais tarde se casou, veio para o interior e começou sua vida aqui em Salto.


Em sua dissertação ela fez o levantamento e a análise da iconografia do rio Tietê, observando a diversidade de significações deste rio no decorrer de História e as representações plásticas correspondentes. Analisou brevemente a cartografia das primeiras monções; as obras dos artistas viajantes, em especial os que comprovadamente retrataram o rio Tietê, tendo como foco a questão da construção do imaginário sobre o Tietê a partir de sua iconografia. Sônia também se valeu da análise das pinturas referentes às monções que pertenceram ao acervo do Museu Paulista.


Sônia aconselha os que querem se dedicar à pesquisa, mesmo que seja ainda na graduação. “É legal amadurecer uma ideia e fazer algo que seja realmente significativo para você. Para fazer o mestrado, eu aguardei um momento em que pude realmente me dedicar a um tema apaixonante”, confessa.


A dissertação de Sônia Chamon, Iconografia do Rio Tietê, pode ser encontrada em www.bibliotecadigital.unicamp.br



Débora Nogueira Juliano e Carina Venâncio são estudantes do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio


 
Sônia Chamon é mestra em Artes Visuais

Nenhum comentário:

Postar um comentário