quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Ciência no esporte


Anderson Luiz
Jéssica Nascimento

(AECA Ceunsp Ciência) Alguém resolve questionar o “porquê” de algo, e não encontra as respostas. Então a curiosidade aumenta, inicia-se a busca por aquilo que possa saciar a “sede” da mente por respostas; assim podemos resumir o nascimento de uma pesquisa científica.

Rafael Pombo Menezes, professor do curso de Educação Física do Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio) concorda com essa definição, pois foram perguntas sem respostas e a paixão por um esporte, do qual ele é técnico há 12 anos, que o levaram a desenvolver a pesquisa da sua dissertação de mestrado, que recebeu o título Analise cinemática das trajetórias de jogadores de handebol obtidas por rastreamento automático.

O objetivo da pesquisa era desenvolver um sistema de rastreamento de jogadores de handebol durante as partidas, que apresentasse dados sobre a distância percorrida e a velocidade de cada jogador durante os jogos. A ideia era que, com base nas informações coletadas, os técnicos pudessem ter parâmetros para a correta prescrição de um treino. “Cada vez mais é necessário aproximar a situação de treino do que é desenvolvido no jogo”, afirma Menezes.

O ponto alto da pesquisa foi em uma partida da liga de Indaiatuba de Handebol, onde quatro câmeras foram posicionadas diagonalmente, para que pudessem ser coletadas imagens de todos os cantos da quadra. Conforme Menezes, que integra o núcleo de pesquisas científicas da Unicamp desde 2001, as informações que esse sistema disponibiliza colaboram para a elaboração de treinos mais específicos, que se adequem as necessidades de cada jogador. A técnica vem sendo utilizada por times de rugby para cadeirantes e de futebol para deficientes visuais.

Para o professor, entre muitos outros benefícios, esse sistema pode ajudar o atleta na sua compreensão da partida, fazendo com que ele possa perceber o quanto de energia gastou e se essa foi gasta corretamente.

Anderson Luiz e Jéssica Nascimento são estudantes do curso de Jornalismo do Ceunsp
(Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio)


Rafael Menezes, mestre pela Unicamp 

Nenhum comentário:

Postar um comentário