quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Análise do Discurso ajuda a compreender o lado oculto das falas e textos

 
Luís Eduardo S. Caricatte

(AECA CEUNSP Ciência) Quando se fala em Análise do Discurso, todos logo pensam em uma avaliação de uma fala planejada, mas o que nem todo mundo sabe é que esta metodologia de pesquisa engloba todos os tipos de falas e escritas, não apenas as planejadas. A análise do discurso é uma prática da Linguística no campo da Comunicação, e consiste em analisar a estrutura de um texto para, a partir dela, compreender as construções ideológicas nele presentes.

Quem explica melhor o assunto é o professor Élcio Aloísio Fragoso, do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP). Graduado em Letras em 1993, Fragoso especializou-se em 1996, concluiu o mestrado sobre Análise de Discurso em 2001 e fez o doutorado, sobre o mesmo assunto, em 2006, sempre na UNICAMP.

A linha de Análise do Discurso em que o professor Élcio trabalha surgiu na França, entre as décadas de 1960 e 1970. Ela foi proposta por Michel Pêcheux, com a ideia de produzir um espaço de reflexão que colocasse em questão a prática elitizada e isolada das Ciências Humanas da época. No final dos anos 1970, a professora universitária Eni Orlandi introduziu a Análise de Discurso no Brasil. Todos os trabalhos feitos aqui são graças a ela.

A metodologia se deu a partir da fusão de três áreas: a Psicanálise, a Linguística e o Marxismo. Da primeira, a Análise do Discurso pegou o conceito de sujeito. Para ambas, o sujeito (qualquer pessoa) é afetado pelo inconsciente. A Psicanálise diz que ninguém consegue ter acesso a sua parte inconsciente sem auxílio externo.

Com relação à Linguística, a metodologia tem a função de fazer uma crítica a ela, ou seja, ir além da questão formal. A Análise do Discurso serve para interpretar o tipo de linguagem usada em um texto ou fala.

Do Marxismo, a Análise do Discurso busca o conceito da determinação pelo contexto histórico. Por exemplo, durante o Romantismo, no século XVIII, os pintores eram afetados por um momento histórico e isto fornecia discursos (inspiração) para que eles fizessem suas obras.

Explicadas estas três bases, o professor Fragoso comenta sobre a falta de conhecimento das pessoas sobre a Análise do Discurso: “Eu acho que, atualmente, muitas pessoas têm uma visão pragmática sobre este assunto, elas pensam que sabem, o tempo todo, o que estão dizendo.”

Mas o Fragoso ameniza dizendo que, por se tratar de teorias sofisticadas, não se pode exigir todo esse conhecimento sobre Análise de Discurso. O próprio professor disse que no dia-a-dia, ele não fica o tempo todo analisando cada frase que fala ou lê, até porque ninguém aguentaria fazer isso durante muito tempo. Ele conta que, durante o tempo em que passa dando aulas no CEUNSP, ele prefere dar o conteúdo teórico a prático, porque, segundo ele, nem todos os alunos têm paciência para ter aulas práticas desse assunto.

O professor afirma que não pretende escrever nenhum livro sobre o assunto. “Sinceramente, eu penso que hoje em dia não se tem mais essa história de ter de escrever um livro só porque fiz um doutorado. A sociedade já não é tão escrita, ela prefere tudo digitalizado.” E conclui dizendo que a Análise do discurso “é uma disciplina que quebra as barreiras entre as outras disciplinas, ou seja, ela pode ser aplicada em qualquer uma delas.”

Luís Eduardo S. Caricatte é estudante de
Jornalismo no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

Élcio Fragoso é professor no CEUNSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário